sexta-feira, 7 de outubro de 2011

DEUS CUIDA DE MIM

Uma música muito conhecida que cantamos em nossas Igrejas tem esse título chamado "DEUS CUIDA DE MIM", e como parte da letra esta afirmação: “Se uma porta se fecha aqui, outras portas se abrem ali, eu preciso aprender mais de Deus porque Ele é que cuida de mim, Deus cuida de mim”. Fazendo contraste com esta declaração a respeito do cuidado de Deus, vem a pergunta: Qual a vantagem de se crer em um Deus que tudo pode, num mundo onde as pessoas sofrem tanto? VALE A PENA VOCÊ TERMINAR DE LER!


   Muitas vezes vemos situações como estas: Um jovem cheio de vida, na reta final da faculdade, amado por todos que o conheciam, de repente sofre um acidente de trabalho, passa 15 dias internado e morre. Um pai de família ainda muito novo, totalmente comprometido com Deus, dedicado ao serviço e às pessoas, com muitos planos e sonhos na cabeça, passa mal em casa, é socorrido, mas em apenas uma semana, a notícia do seu falecimento. Um casamento que parecia ir tão bem de repente acaba em separação e tanto o casal, como os filhos, sofrem tremendamente.
    Inúmeras vezes nos deparamos com pessoas família e até comunidades inteiras que unem em oração pela cura de uma pessoa e a oração parece não ser ouvida e no fim pessoas boas são brutalmente golpeadas pelo destino. O que adianta crer nesse Deus? Já acompanhei e sofri com muitas histórias assim. Será que posso afirmar que Deus cuida de mim?

    Se você olhar a biografia dos personagens bíblicos você irá perceber que Deus cuidou de todos eles. Cuidou de José do Egito, mas este foi rejeitado e vendido pelos irmãos, foi caluniado e preso. Cuidou de Daniel na cova dos leões. Cuidou de Paulo e Pedro na prisão. Além de afirmar que Deus cuida devemos também fazer uma pergunta: Como Deus cuida de mim?
    Primeiramente, preciso entender que Deus me ama, está no controle e nunca será pego de surpresa a meu respeito. No mínimo, Deus vai permitir que certas coisas me aconteçam e com propósito divino. Portanto, crer que Deus cuida de mim, é na prática descansar nEle.
(João 16:33) -  Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
  
   Em segundo é preciso crer que Deus também cuida de mim, me capacitando a enfrentar as adversidades da vida. Quando eu aprendo a viver contente em toda e qualquer situação, quando minha fé não oscila de acordo com as circunstâncias, é porque Deus em Cristo está me fortalecendo e cuidando de mim. (Filipenses 4:13) - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. 

   O terceiro conceito do cuidado vindo da parte de Deus acontece quando Ele transforma o mal que vem contra mim em bem. Muitas vezes interpretamos este pensamento em termos de lucro. Deus transforma o mal em bem porque Ele usa este mal para nos fazer mais parecidos com Jesus. Este é o significado do texto de Paulo quando diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. “Deus manipula todas as circunstâncias para que seus filhos sejam favorecidos no final”. (Romanos 8:28) - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
     Com esta confiança eu devo descansar no sentido de que Deus cuida de mim mesmo quando não estou entendendo nada que está acontecendo comigo. Deus está escrevendo uma história do modo dEle e sou vou entender quando a história chegar ao final. Deus cuida de mim também preservando minha integridade espiritual. Por isso Paulo também diz que nada pode nos separar do amor de Deus que está revelado em Cristo Jesus. O relacionamento de amor entre Ele e seus filhos, nunca será abalado.
    Há muitas formas de vermos o cuidado de Deus na nossa vida e precisamos trazer a nossa memória aquilo que pode nos dar esperança ( Lamentações 3:21) e são elas:
1. Deus supre as necessidades básicas dos seus filhos.

   "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará" - Salmo 23:1.
    Foi o próprio Jesus quem garantiu, em Mateus 6.31-32: “Não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que havemos de vestir... Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso”.
    Tranqüilize seu coração: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM)

 2. Deus conduz os seus filhos.

   "Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome" - Salmo23: 2-3.
     O profeta Isaías afirma(58.11): “O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham”.
     Precisamos ser honestos e admitir que às vezes nos sentimos desorientados; mas, uma coisa eu aprendi neste caminho: A direção de Deus em minha vida são como os sinais de trânsito: Uma placa de cada vez, no ponto certo do trajeto.
     Portanto, caminhemos com fé, até encontrarmos a próxima "placa", a próxima orientação. Não sofras: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM).


3. Deus protege os seus filhos – Salmo 23:4.

   "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".
         Mais uma vez, é o profeta Isaías que nos conforta (41.11-14): “Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão. Quanto aos que pelejam contigo, buscá-lo-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel”.
Não temas: DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM).
4. Deus mantém com seus filhos uma relação de amizade.
   "Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda" - Salmo 23:5.
 (Obs: Este ritual preparar uma mesa na presença dos inimigos e ungir a cabeça com óleo, eram partes de um antigo costume que anunciava que ali havia uma aliança, uma forte amizade entre aquelas pessoas).
     O próprio Deus, na pessoa de Cristo nos diz em João 15.15: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”.
    Alegre-se, pois, além de suprir nossas necessidades, nos conduzir e nos proteger, DEUS QUER MANTER CONOSCO UMA RELAÇÃO DE AMIZADE.
5.  Deus age com bondade e misericórdia para com seus filhos – Salmo23:6.
"Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias".
    Em Marcos 5.19, há o registro de um destes momentos em que a misericórdia de Deus se manifesta na vida de um homem:
     "Jesus, porém, não lhe permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes o quanto o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti".
        Há um ditado que diz “se a situação é boa, desfrute-a; se a situação é ruim, transforme-a;se a situação não pode ser transformada, transforme-se”. Isto é, quando amanhece chovendo, e Deus, em sua perfeita economia, decide não atender meu pedido por sol, eu saio na chuva mesmo porque sei que Deus vai cuidar de mim
Por mais que a situação pareça difícil ou ruim espere o livramento do senhor e Creia sempre que Ele  CUIDA DE MIM E DE VOCÊ.
DEUS SE IMPORTA COM SEUS FILHOS. DEUS CUIDA DE VOCÊ (E DE MIM)

Pr Mozart Lombardo - Criador e Coordenador da REDE ARENA JOV

Nenhum comentário:

Postar um comentário